4 dicas práticas para assentar blocos de concreto

Assentar blocos de concreto é uma prática comum no dia a dia de qualquer obra. No entanto, para construir uma parede alinhada e resistente é importante dominar a técnica e não cometer erros básicos.

Para ajudar você na hora da construção, separamos 4 dicas práticas para assentar blocos de concreto. Você também confere um passo a passo de como fazer esse processo.

 

Assentar blocos de concreto ou de cerâmica? Entenda a diferença

Os blocos de concreto e cerâmica são muito utilizados no assentamento de uma obra. No entanto, cada um deles oferece vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes da construção.

De modo geral, o bloco de cerâmica é leve e contribui para o conforto acústico da obra. No entanto, o assentamento desse material exige o uso de muita argamassa, gesso e reboco.

Por outro lado, o concreto além de ser uma opção mais econômica e resistente, exige poucos materiais durante o assentamento. Isso torna a construção mais prática e rápida.

 

Passo a passo como assentar blocos de concreto

Confira abaixo um passo a passo simplificado de como assentar blocos de concreto e perceba como o processo é prático:

 

  1. Faça a marcação da alvenaria de acordo com o projeto;
  2. Identifique os eixos externos da construção e estique a linha para marcar o eixo;
  3. Assente os primeiros blocos de concreto nas extremidades;
  4. Comece a execução da sua primeira fiada de alvenaria;
  5. Suba as fiadas das extremidades com altura de até 1,20 m;
  6. Retorne a segunda fiada, puxe a linha entre as extremidades e assente os blocos um por um;
  7. Dê sequência nesse procedimento até alcançar a última fiada.

 

Dicas práticas para assentar blocos de concreto

Para facilitar o processo, selecionamos algumas dicas que você pode usar antes e durante a construção da parede. Dessa maneira, você não corre o risco de deixar sua obra mal-acabada.

 

Verifique a quantidade de blocos

Verifique no projeto arquitetônico a quantidade de blocos de concreto que seu projeto precisa. Uma dica para economizar e evitar quebra de blocos durante o corte, é incluir no pedido cerca de 12% da quantidade para meio-bloco.

 

Separe os materiais

Antes de começar esse tipo de construção, veja se você tem tempo e os materiais necessários para realizá-la. Geralmente, os produtos usados para o assentamento são encontrados em qualquer loja de construção, os principais deles são:

 

  • Colher de pedreiro;
  • Mangueira;
  • Luvas;
  • Chapas de madeira;
  • Nível;
  • Argamassa;
  • Corda;
  • Cinzel;
  • Vergalhões;
  • Argamassa;

 

Leia também: 5 vantagens de escolher o bloco de concreto

 

Faça a demarcação das quinas

Antes de assentar blocos de concreto, estabeleça as quinas das paredes. Em seguida, faça a demarcação delas com estacas de madeira. Depois, amarre uma corda nas estacas, elas irão delimitar o perímetro da construção.

 

Cheque o alinhamento

Antes de continuar, cheque se os blocos estão alinhados. Para tanto, coloque o nível de carpinteiro sobre o primeiro conjunto dos blocos. Caso perceba algum desnível, aproveite a argamassa molhada para retirar e ajustar os blocos com a ajuda da colher de pedreiro.

Outra dica bacana é medir a altura e comprimento da parede, sempre a cada três fiadas. Assim, você tem controle do alinhamento da estrutura.

Compartilhar