3 principais vantagens da alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um método de construção que tem demonstrado um excelente desempenho em vários tipos de obras. Diferente do sistema convencional, as vigas e pilares são substituídos por componentes prontos que precisam apenas ser montados na edificação.

Para você ficar por dentro dessa técnica, contamos aqui as três principais vantagens que esse tipo de alvenaria oferece para qualquer obra. Vamos lá?

Redução do desperdício

A alvenaria estrutural tem conquistado a preferência nas obras por conseguir reduzir os desperdícios de materiais e de tempo. Nesse método, as instalações da rede elétrica ou hidráulica podem ser feitas dentro dos blocos de concreto. Isso elimina a necessidade de aberturas na parede e gastos excessivos.

A instalação dessas redes é realizada de forma simultânea à elevação da parede. Isso elimina as chances de erros e improvisos que encarecem a construção e tomam tempo na obra.

Outro ponto é que os blocos de concreto usados nesse tipo de alvenaria possuem o formato certo para a construção. Dessa maneira, você não precisa lidar com o desperdício de material dentro da obra. Consequentemente, também é possível economizar com outros materiais como cimento, ferro, dentre outros.

Então, se você deseja fazer uma obra de alto nível e otimizar os custos, vale a pena optar pela alvenaria estrutural.

 

 

Técnica da alvenaria estrutural é simples

A alvenaria estrutural segue as normas técnicas da ABNT, por isso o sistema oferece um bom desempenho em construções de pequeno ou grande porte. O método usa blocos modulares e outros equipamentos personalizados que tornam a execução simples, prática e eficiente.

Como mencionamos anteriormente, o levantamento das paredes é feito de forma simultânea a outras etapas da obra. O método é tão prático que as barras de aço podem ser colocadas pelos pedreiros. Isso elimina a necessidade de contratar carpinteiros e armadores para construir a estrutura de aço da parede.

Devido à praticidade desse método, os gestores conseguem acelerar a obra sem prejudicar a qualidade da construção. Não é à toa que tantos mestres de obras e profissionais da construção civil têm se especializado em alvenaria estrutural, pois os resultados são surpreendentes e se adequam a qualquer obra.

Layout flexível e seguro

Engana-se quem pensa que o layout da alvenaria estrutural é padrão e não pode ser elegante. Pelo contrário, é possível criar plantas com formatos circulares com paredes radiais, edifícios em cruz, quadrados, retangulares dentre outros. Tudo irá depender do material e da planta da construção.

Outra vantagem desse tipo de alvenaria é que as paredes são alinhadas e sem desníveis. Isso acontece porque ela utiliza materiais pré-moldados que evitam esse tipo de problema, tão comum no sistema de alvenaria convencional.

Além disso, as construções de alvenaria estrutural podem ser mais seguras que a convencional. A prova disso é que esse método é bastante utilizado nas residências americanas, que precisam resistir a eventos como furacões, terremotos e outras intempéries.

Diferente da alvenaria convencional, quando ocorre algum desses problemas, os pilares resistem por mais tempo e não desabam com facilidade.

 

E, então? Pronto para comprovar as vantagens da alvenaria estrutural?

Se tiver dúvidas, entre em contato com a gente.

Compartilhar